Trabalhando há 15 anos em
revistas como GQ, Marie Claire, Manequim, Criativa, Atrevida, entre outras,
Flávia Padilha acaba de montar uma exposição especial para a Design Weekend, em
parceria com a Loja Santa Paciência. A exposição fotográfica “Crianças na Moda”
apresenta ao público uma série de trabalhos da jornalista de moda e stylist. Ela explora diferentes linguagens fotográficas e estilos do vestir além da
experimentação de ângulos não usuais. Um misto de design, moda e arte, lindo de
se ver!
A Loja Santa Paciência se
transformará em uma galeria, a abertura da exposição acontece amanhã, 23/08, às
14h, e se estende até o dia 06/09. O evento, que está na programação oficial da DW!, é um programa imperdível para toda a família.
Foto: André Brandão
Foto: Ella Durst
Foto: Jair Lanes
Fizemos uma entrevista com a
Flávia Padilha, ela conta como é o seu trabalho, quais são suas
inspirações e como foi organizada a sua mostra.
Loja Santa Paciência: O que é o styling? Qual a sua importância?
Flávia: Styling é
a composição do look, a criação de uma imagem de moda. É a ideia e mensagem por
trás da roupa, dos acessórios, do penteado e da maquiagem que um modelo usa,
seja num editorial de moda para uma revista, seja num desfile, catálogo ou
campanha para uma marca.
Seu papel como agente de comunicação dentro desse mercado é grande. A
imagem certa desperta desejo, inspira, movimenta a indústria e difunde
informações. A imagem errada pode obstruir a comunicação da marca com o seu
público-alvo, gerando diversos prejuízos à mesma.
Loja Santa Paciência: Você trabalha como stylist para campanhas de
moda adulta?
Flávia: Sim, eu
venho do feminino, na verdade. No infantil aportei há 4 anos apenas, desde que
lancei a Mélange (marca infantil para meninas de 4 a 10 anos), junto com a
minha sócia, mas trabalho há 15 como colaboradora de diversas revistas – GQ,
Marie Claire, Manequim, Criativa, Atrevida, entre outras. Em paralelo ao meu
trabalho editorial, também desenvolvo sim, campanhas para marcas adultas, bem
como figurino para fotos publicitárias.
Loja Santa Paciência: Quais as diferenças entre o styling infantil e
styling adulto?
Flávia: Acho que o
infantil pede uma mão mais solta, mais livre. Quanto mais à vontade a criança
estiver, mais espontânea será sua expressão e, consequentemente, melhor a foto.
Loja Santa Paciência: Quais são suas principais referências e
inspirações?
Flávia: Cinema,
livros, rua, exposições, história, viagens...
Loja Santa Paciência: O que vc acha primordial na imagem de uma
campanha de moda infantil?
Flávia: Criança
com cara de criança, vestida como criança, sem afetações e sem poses. A atitude
deve ser sempre espontânea e a informação de moda, apropriada à idade. Perigosa
a imagem que envereda pela adultização.
Loja Santa Paciência: Como definiria a alma da marca Santa Paciência?
Flávia: Divertida,
descolada, descompromissada, livre e lúdica.
Loja Santa Paciência: Quais foram os requisitos para escolha das fotos
da exposição?
Flávia: Para essa exposição procuramos
fazer um recorte abrangente de linguagens fotográficas e de estilos do vestir –
da clássica moda em preto e branco, capturada através de portraits de meninas
também em preto e branco ao experimentalismo de ângulos pouco usuais, como a
série de crianças pulando numa cama elástica e fotografadas debaixo pra cima.
Quisemos privilegiar também o impacto, o grafismo, a poesia e a delicadeza que
certas imagens traziam consigo e que enriqueciam o grupo.
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