Santa Paciência

Santa Paciência

27.10.11

Neoconcretismo brasileiro é sucesso em Paris

Muito orgulho da arte brasileira. É isso que sentimos quando vemos importantes nomes da arte e dos movimentos culturais nacionais em exibição no exterior.

Gagosian Gallery de Paris

Esses são os últimos dias para conferir em Paris a exposição “Brazil: Reinventation of the Modern” na Gogasian Gallery . Num espaço de 300 metros quadrados é possível conferir, até sábado (05/11), quarenta obras de Lygia Clark, Amilcar de Castro, Hélio Oiticica, Sérgio Camargo, Lygia Pape e Mira Schendel.

Helio Oiticica - Metaesquema de 1958

Cerca de quinhentas pessoas visitaram a mostra no dia da inauguração e se admiraram com o Neoconcretismo brasileiro, até então não conhecido por muitos. No catálogo escrito pelo crítico Paulo Venâncio Filho, destaca-se que nos dias de hoje “...se percebe e se surpreende com a inquietude, a voracidade, a liberdade de atitudes, procedimentos e problemas artísticos que envolviam os artistas neoconcretos...”.

Como ponto de partida da exposição, está o Manifesto Neoconcreto de Ferreira Gullar, de 1959. A defesa de uma arte menos “racional” estava ali. Os artistas desse período viam a obra de arte como organismos vivos, que deveriam ter contato direto com os espectadores.

Ferreira Gullar

Em 1960, Lygia Clark, quebrou paradigmas com sua série de esculturas chamada Bichos. Os objetos eram feitos em alumínio e com dobradiças que permitiam a articulação de diferentes partes do corpo da obra. O espectador passou a ser participador da arte, ao descobrir suas várias possibilidades.

Lygia Clark

Se hoje conseguimos levar as crianças e entretê-las em museus com obras que podem ser manuseadas e manipuladas por elas, devemos isso à quebra de barreiras desses artistas.

Hoje se fala tanto em interatividade, não é mesmo? Agradecemos a essa turma ousada e inteligente.

E viva o Brasil!

Brazil: Reinventation of the Modern
4 Rue de Ponthieu
75008 Paris
Quando: até 05 de novembro
Terça a sábado, de 10h-19h
Mais informações pelo site: www.gagosian.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário