Santa Paciência

Santa Paciência

23.7.12

Anima Mundi: crianças inglesas fazem curta


Considerado um dos três maiores eventos de animação do mundo e o maior do hemisfério sul, a 20ª edição do Anima Mundi desembarcou esse mês no Brasil. O Festival Internacional de Animação chega a São Paulo nesta quarta, 25 de julho, e acontece até o domingo, dia 29. O evento exibe cerca de 450 animações de países como Austrália, Argentina, Inglaterra, Rússia, China, Israel, França, entre outros.


Uma das categorias do festival, Futuro Animador, conta com uma seleção de filmes feitos exclusivamente por crianças e adolescentes de diversas partes do mundo.
O filme de trinta minutos, intitulado The Itch of the Golden Nit (A Coceira da Lêndea Dourada) é um dos grandes destaques da categoria esse ano.  A diretora Sarah Cox, uma inglesa na faixa dos quarenta, foi além e fez uma animação em parceria com 34 mil crianças de toda a Inglaterra com idade entre cinco a treze anos. A ideia que originou o filme veio do The Tate Movie Project, uma parceria do prestigiado Tate Museum com o estúdio Aardman Animations, que produziu os filmes A Fuga das Galinhas (2000) e Por Água Abaixo (2006).
Os pequenos puderam participar de duas formas. Através do site oficial, eles podiam enviar desenhos, ideias, frases, roteiros completos, sons ou músicas, mas a relação foi além do mundo virtual. Nove mil crianças entraram em contato com o projeto de outra forma: através de workshops realizados em um caminhão que foi transformado em estúdio de animação. Ele passou por 55 cidades ao longo do país apresentando o mundo da animação a todas essas crianças. Outros workshops foram realizados nos museus Tate, eles levaram o público mirim para assistir às exposições e depois participar de oficinas de desenho e roteiro.




Todos os desenhos do filme foram feitos pelas crianças, da grama do cenário aos personagens principais. Os artistas da Aardman apenas fizeram a animação e deram “um certo polimento”.
Os sons e as músicas foram produzidos por meninos e meninas de até 15 anos. O compositor John Browne esteve presente nos workshops gerando sons com os pequenos artistas. Além disso, a orquestra responsável pela trilha sonora era infantil: a National Youth Orchestra of Great Britain.
O The Itch of the Golden Nit  se tornou um projeto pioneiro. Nunca havia sido produzida uma animação que envolvesse tantas crianças e profissionais da área criando juntos. O curta-metragem entrou para o Guinness como a animação com mais contribuições individuais do mundo e ganhou o Bafta na categoria de Interatividade, em 2011.
O filme foi exibido no canal inglês BBC que patrocinou o projeto, e agora chega ao Anima Mundi, na categoria Curta-metragem infantil.
Assista o making of e confira a programação do evento no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário