Santa Paciência

Santa Paciência

13.2.12

Semana de Arte Moderna

Há 90 anos uma turma formada por artistas plásticos, músicos, arquitetos e escritores agitou o Theatro Municipal de São Paulo a fim de apresentar um desejo de experimentar novos caminhos para a arte nacional, através de um resgate da identidade brasileira. O movimento modernista propunha a relação do país com a cultura nacional e as influências estrangeiras.



Durante os dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, aproximadamente 100 obras de artistas como, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, composições de Villa-Lobos e leitura de poesias e de textos de Oswald de Andrade e Mário de Andrade foram apresentadas ao público em São Paulo. A Semana de 22 influenciou outros movimentos como a Tropicália, e é um marco para a arte nacional.


Vários eventos acontecerão em São Paulo em comemoração ao aniversário da Semana de Arte Moderna. No Museu da Língua Portuguesa é possível conferir a exposição “Oswald de Andrade: o culpado de tudo” até o dia 26 de fevereiro. Crianças até 10 anos não pagam entrada e aos sábados a visitação é gratuita. Mais informações aqui. Entre os dias 15 e 26 de fevereiro duas óperas – uma delas, Magdalena, de Villa-Lobos, nunca montada em São Paulo -, um espetáculo de dança inédito e dois concertos serão apresentados no Theatro Municipal. Saiba mais aqui.


Para que as crianças entendam um pouco desse marco na história da cultura brasileira, selecionamos algumas atividades voltadas especialmente para elas:

Histórias Imaginárias 
Partindo de obras de participantes da Semana de 22, sejam artistas plásticos ou escritores, o visitante será convidado a fazer histórias em quadrinhos de uma forma diferente: utilizando placas que se encaixam de diversos modos e que, de acordo com a estrutura da narrativa, podem formar esculturas incríveis.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112
Quando: 17, 18 e 19/02
Horário:11h
Entrada: gratuita
Mais informações: CCBB-SP

Escolhas para um bom som
Nesta vivência será abordado o tema da brasilidade e suas influências, juntamente com a confecção de instrumentos musicais utilizando materiais do cotidiano.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112.
Quando: 18 e 19/02
Horário:13h
Recomendação: A partir dos 5 anos
Entrada: gratuita
Mais informações: CCBB-SP

A História da História: uma homenagem a Semana de 22
Uma seleção de histórias inspiradas nos textos lidos na Semana de Arte Moderna de 1922 e adaptadas para o público infantil. Com Kiara Terra.

Onde: Rua Pelotas, 141 (Praça de Eventos)
Quando: dia 26 de fevereiro
Horário: 15h30
Entrada: gratuita
Mais informações: Sesc Vila Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário